Santo Tirso é a sede do município com cerca de 70.000 habitantes. O Santo Padroeiro é São Bento e uma das grandes padroeiras desta cidade é também Nossa Senhora da Assunção que tem um bonito “cartão de visita” na forma de um monte. No seu cume ergue-se uma imponente capela. Santo Tirso tem ainda uma excelente doçaria tradicional, sendo produzidos numa das mais antigas pastelarias os saborosos e inesquecíveis jesuítas.
Os principais pontos de interesse são: O antigo Mosteiro S. Bento seguindo-se o Museu Municipal Abade Pedrosa , que possui uma magnifica colecção de arqueologia, o Parque D. Maria II, onde pode apreciar uma bela vista sobre o Rio Ave. Nos jardins da cidade são notórias as esculturas existentes que compõem o Museu Internacional de Esculturas Contemporânea ao Ar Livre.
A cidade é atravessada pelo Rio Ave que é um rio português, que nasce na Serra da Cabreira, concelho de Vieira do Minho, a cerca de 1200 m de altitude, no Pau da Bela. Percorre cerca de 85 km até desaguar no Oceano Atlântico, a sul de Vila do Conde.
Na doçaria, foram os pastéis jesuítas e limonetes que projectaram o nome de Santo Tirso e que atraem um elevado numero de visitantes. A centenária Confeitaria Moura, é a casa mãe desta especialidade, salientando-se que, o segredo do seu fabrico está na qualidade das matérias primas.Gozam também de muito boa fama os doces conventuais e as “Bolachas de Santa Escolástica” fabricadas pela freiras do Mosteiro do mesmo nome, bem como variadíssimas receitas de doces de ovos.
A nossa actividade passa por um percurso, em caiaque, desde o Mosteiro de S. Bento até ao Parque Urbano da Rabada e regresso. Após a actividade é possivel fazer uma paragem para saborear o cardápio da gastronomia tirsense e se deliciar com os afamados pastéis jesuítas e limonetes.
* – Recolha de clientes pelos hotéis de Santo Tirso
* – Canoagem no Rio Ave com partida da Ponte Velha junto à Igreja Matriz de S. Tirso
* – Regresso ao hotel
Preço – 15€ por pessoa (mínimo de 4 participantes)
( * – Horário a combinar )